Atividade 2.1 Mapeamentos Iniciais :pesquisa de matéria da mídia impressa, televisiva e ou manifestações na internet acerca da cultura jovem.
O que é cultura jovem
Cultura
jovem é o conjunto de valores, atitudes, padrões de comportamento e
produções artísticas dos adolescentes e jovens adultos. Apesar de
fragmentada e heterogênea, há certas características que diferenciam a
cultura jovem da dominante, como a linguagem, o vestuário, os gostos
artísticos. A classificação de cultura jovem por alguns sociólogos
surgiu junto com a constituição da adolescência como um fenômeno social,
logo após a Segunda Guerra Mundial. A inserção dos adolescentes como
uma massa com poder aquisitivo e com força social para consumir e
produzir produtos culturais levou à constituição de um grande mercado
voltado para uma cultura jovem, que se manifestou principalmente na
música, moda, cinema e outras áreas da indústria de entretenimento.
Diálogos entre cultura e educação na escola
Neste artigo, a diretora do Cenpec discute os
caminhos para unir educação e cultura no âmbito da escola.
ale dizer que, embora a escola seja o local privilegiado da apropriação
do conhecimento, ela não é o único na sociedade. Em grandes cidades,
como São Paulo, temos vários locais de acesso a conhecimento. Existe,
ainda, todo o conhecimento que pode vir por meio da internet e de todas
as tecnologias hoje disponíveis, assim como de equipamentos e projetos
culturais conduzidos por organizações não governamentais.
Nesse
contexto, um terceiro caminho para aproximar educação e cultura
pressupõe a articulação da escola com esses vários locais de
conhecimento, equipamentos e projetos de cultura, de forma que esta
aliança traga um impacto positivo efetivo na aprendizagem das crianças e
dos adolescentes.
Hoje, no Brasil, há projetos conduzidos por
inúmeras ONGs que são belíssimos e muito importantes no sentido de levar
a crianças e jovens alternativas à indústria cultural e à grande mídia e
de ampliar seu universo, por meio do resgate de tradições culturais que
eles ouviram em suas casas ou que eles próprios vivenciaram, nos campos
das artes plásticas, literatura, comunicação, teatro e música.
Além
disso, dezenas de projetos dessas organizações no país já trabalham com
um conceito de cultura mais ampliado, ou seja, não uma cultura vista
apenas como evento cultural, e sim relacionada com cidadania,
sustentabilidade, patrimônio cultural e outros campos.
Esses
projetos podem também atuar com as escolas, inserindo as suas
especificidades, de música, teatro ou outros campos, por exemplo, a
questão do letramento. Em termos práticos, a idéia é que o letramento
seja um eixo central nos projetos culturais, totalmente integrado às
atividades e dinâmicas, seja na letra da música, no texto do teatro, na
instrução para construir um instrumento.
A abertura da escola à
cultura de seu território, a escolha de uma grade curricular que
valorize a pluralidade e a diversidade cultural local e o intercâmbio da
escola com produções e produtores de cultura na sociedade são alguns
caminhos para unir educação e cultura. Os desafios, contudo, são muitos e
continuam postos, e cabe aos educadores e à sociedade engendrar novas
aproximações possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário