terça-feira, 12 de novembro de 2013

atividade 2.1 do curso eproinfo

Atividade 2.1 Mapeamentos Iniciais :pesquisa de matéria da mídia impressa, televisiva e ou manifestações na internet acerca da cultura jovem. 




O que é cultura jovem

Indie
Reprodução / www.arcticmonkeys.com
O rock é uma das mais conhecidas
manifestações da cultura jovem
Cultura jovem é o conjunto de valores, atitudes, padrões de comportamento e produções artísticas dos adolescentes e jovens adultos. Apesar de fragmentada e heterogênea, há certas características que diferenciam a cultura jovem da dominante, como a linguagem, o vestuário, os gostos artísticos. A classificação de cultura jovem por alguns sociólogos surgiu junto com a constituição da adolescência como um fenômeno social, logo após a Segunda Guerra Mundial. A inserção dos adolescentes como uma massa com poder aquisitivo e com força social para consumir e produzir produtos culturais levou à constituição de um grande mercado voltado para uma cultura jovem, que se manifestou principalmente na música, moda, cinema e outras áreas da indústria de entretenimento.

Diálogos entre cultura e educação na escola

Neste artigo, a diretora do Cenpec discute os caminhos para unir educação e cultura no âmbito da escola.

 ale dizer que, embora a escola seja o local privilegiado da apropriação do conhecimento, ela não é o único na sociedade. Em grandes cidades, como São Paulo, temos vários locais de acesso a conhecimento. Existe, ainda, todo o conhecimento que pode vir por meio da internet e de todas as tecnologias hoje disponíveis, assim como de equipamentos e projetos culturais conduzidos por organizações não governamentais.

Nesse contexto, um terceiro caminho para aproximar educação e cultura pressupõe a articulação da escola com esses vários locais de conhecimento, equipamentos e projetos de cultura, de forma que esta aliança traga um impacto positivo efetivo na aprendizagem das crianças e dos adolescentes.

Hoje, no Brasil, há projetos conduzidos por inúmeras ONGs que são belíssimos e muito importantes no sentido de levar a crianças e jovens alternativas à indústria cultural e à grande mídia e de ampliar seu universo, por meio do resgate de tradições culturais que eles ouviram em suas casas ou que eles próprios vivenciaram, nos campos das artes plásticas, literatura, comunicação, teatro e música.

Além disso, dezenas de projetos dessas organizações no país já trabalham com um conceito de cultura mais ampliado, ou seja, não uma cultura vista apenas como evento cultural, e sim relacionada com cidadania, sustentabilidade, patrimônio cultural e outros campos.

Esses projetos podem também atuar com as escolas, inserindo as suas especificidades, de música, teatro ou outros campos, por exemplo, a questão do letramento. Em termos práticos, a idéia é que o letramento seja um eixo central nos projetos culturais, totalmente integrado às atividades e dinâmicas, seja na letra da música, no texto do teatro, na instrução para construir um instrumento.

A abertura da escola à cultura de seu território, a escolha de uma grade curricular que valorize a pluralidade e a diversidade cultural local e o intercâmbio da escola com produções e produtores de cultura na sociedade são alguns caminhos para unir educação e cultura. Os desafios, contudo, são muitos e continuam postos, e cabe aos educadores e à sociedade engendrar novas aproximações possíveis.

 

 



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